Uma fé implicante

Uma fé implicante
15 de julho de 2016

08:00


Compromisso é um palavra que nunca sai de moda, ela está presente no nosso dia-a-dia. Muitas vezes sofremos com cobranças do tipo: “é necessário que você se compromenta com isso”, ou ainda “há falta de compromisso da sua parte” e algumas vezes podemos ouvir frases mais motivadoras como “podemos contar com esta pessoa, pois ela é comprometida (responsável)”.

Se formos no dicionário buscar a definição de COMPROMETIDO, encontramos algumas definições, dentre elas: “Que tomou compromisso.

Ligado a algo ou alguém por compromisso = EMPENHADO”¹. O mundo tenta de todas as formas nos seduzir a compromissos que não necessariamente irão nos edificar. Não significa que todos os compromissos são maus! Mas, sutilmente nos afastam ou tiram o foco do propósito para o qual fomos criadas. É óbvio que temos que nos comprometer com a família, com os estudos, com o trabalho, com as atividades da igreja (que é diferente de se comprometer com Deus), e devemos nos envolver com eficácia glorificando a Deus com as nossas atitudes, todavia em meio a rotina de compromissos “podemos ter uma consciência cauterizada que já não se sente mal com o pecado (1 Tm 4:2). Podemos ter uma consciência fraca que se sente mal com coisas que, na realidade, não são erradas (1 Co 8:7-12). E também podemos ter uma consciência corrompida que perde a capacidade de discernir o certo do errado (Tt 1:15)”², tudo isso para que sejamos fieis aos compromissos feitos.

Uma mulher segundo o coração de Deus deve saber discernir a importância de cada compromisso. Essa série de estudos nos levará a pensar nos três principais pontos em que nosso coração deve estar comprometido:
1. Com Deus (Deuteronômio 6:4) 
2. Com a Sua Palavra (Josué 1:8) 
3. Com a Oração (1 Tessalonicenses 5:17)
“O tempo gasto fora da comunhão com Deus pode ser perdoado, mas nunca recuperado”³, não deixe os compromissos do dia-a-dia de lado, mas lembre-se sempre que Deus é imutável, Ele sempre cumprirá com as Suas promessas. E Ele está a espera que sejamos fieis para com Ele.
______________________________________________
¹"comprometido", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
http://www.priberam.pt/DLPO/comprometido [consultado em 24-08-2015].
² WHITE, Jerry – Honestidade, Moralidade e Consciência – Rio de Janeiro, RJ. Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira, 1984
³ LUTZER, Erwin – Creciendo a través del conflicto (tradução minha)


Comente com o Facebook: