TEOLOGIA

PARA O DIA-A-DIA

22 de julho de 2016

08:00
Consideremos, nas escrituras Deus fala para o mar se acalmar e ele obedece, ele fala para os peixes entrarem na rede e eles entram, mas quando Deus fala com pessoas as vezes elas não querem obedecer. Moisés passou 40 anos no palácio e 40 anos no deserto e Deus usa os outros 40 últimos anos de Moisés para fazer dele um dos maiores líderes da história. Mas Moisés tentou negar o chamado. Veremos as 5 desculpas que Moisés usou para fugir do chamado.

(Êxodo 3) Depois de viver uma vida bem monótona no deserto, de repente a sarça pegou fogo e Moisés ouviu a voz de Deus. E Ele falou: Moisés tire as sandálias dos teus pés porque esta terra é santa. E mesmo ali em terras santas Moisés discute com Deus (v.1-6).


Nos versículos 9-10 Deus o chama para libertar o povo do Egito e agora pensamos que ele vai dizer: "Estava na hora... quanto tempo eu esperei por isso, foram exatamente 40 anos nesse deserto. Obrigado Senhor, eis-me aqui." Mas...


1º Desculpa – Eu sou inadequado, não sou ninguém
Diante do chamado de Deus Moisés faz uma pergunta meio filosófica. Muitos pensam que ele está sendo humilde, mas não, ele faz uma pergunta muito atual: Quem sou eu (v.11). 


Deus não responde a resposta de Moisés da forma que ele esperava. Ele apenas diz que estará com Ele (v.12). O que Deus queria dizer é que não importa quem era Moisés, mas quem estava com Ele. Para entendermos quem somos precisamos saber quem é Deus. Se Deus está te chamando não se pergunte quem é você para seguir o ministério, mas olhe para o Deus que te chamou, pois você realmente não é ninguém diante de quem Ele é.

Entretanto se você pensa que Moisés diz, agora sim Deus, eu vou. Se engana, Moisés apresenta uma questão ainda mais profunda.


2º Desculpa – Eu não sei o suficiente


Moisés diz diante do chamado de Deus que ele não sabe o suficiente. – Eles vão olhar pra mim e dizer que Deus é esse? Qual o nome dele? E eu não saberei responder (v.13). Deus amorosamente olha pra ele e diz: Eu sou quem eu sou, eu existo porque eu existo. Deus é quem Ele é e não o que você quer que ele seja. Nossas desculpas só mostram o nosso coração, a humildade muitas vezes mascaram o nosso egocentrismo. Deus diz a Moisés e para todos nós que a obra não se fundamenta em nós, ou no que nós sabemos, Ele é o centro. Deus se apresenta de uma forma diferente da que esperamos, Ele nos surpreende. Não são nossas respostas ou o que fazemos que os fazem receber a libertação, mas o que Deus é e o que ele faz (v.14-15). Ainda assim as desculpas continuam...


3º Desculpa – Eu serei rejeitado


O ser humano é um ser complicado, Moisés ainda não entendeu a lição e mais uma vez olha para si e diz: Mas se eu for rejeitado? Eles não vão acreditar em mim, não sou uma pessoa de credibilidade (Ex 4.1). Parece que ele guardou amargura do passado. Ele lembra de como ele foi perseguido e humilhado e não quer passar por isso novamente. Mas Deus dá as ferramentas a ele para vencer o seu passado. 


Deus está com Moisés e ele nunca se frustra. Dou-lhe o cajado que se transforma em serpente, sua mão se tornará leprosa, poderás pegar um balde com água e transformá-la em sangue (v.2-9). Deus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos e faremos sinais maiores que os de Jesus, sinais que não dirão nada a cerca de quem somos, mas apontará para o Deus a quem servimos (Mt 28.20; Jo 14.12) . Mas Mesmo assim Moisés dá mais desculpas...


4º Desculpa – Eu não tenho talento natural
Ele olha pra Deus e diz Deus eu sei quem você e que tenho sua autoridade, além disso eu posso fazer milagres, mas eu nunca falei tudo bem (v.10). 


O que Moisés estava esquecendo é que Deus é o criador de todas as coisas e que se ele foi quem fez Moisés ser quem ele era. Moisés deu as habilidades que seriam necessárias para Moisés cumprir seu chamado com excelência, não por meio delas, mas por meio do Seu poder. 

O poder de Cristo se aperfeiçoa na fraqueza e em sua fraqueza que você será forte (2Co 12.9). É justamente por suas fraquezas que Deus te chama, pois assim todos saberão que as coisas que você faz e fala não procedem de você, mas de um Deus vivo.


5º Desculpa – Eu não me sinto bem fazendo isso
Moisés não queria reabrir as feridas que ele guardava, ele não queria arriscar. Pedro arriscou, ele não sabia se era capaz, mas quando viu Jesus andando sobre as águas ele quis isso pra ele. Um Pedro molhado vale mais que um Moisés seco. Pense no que Moisés perderia se ele insistisse em não ir... Deus estava irado contra ele... Ele teria perdido os milagres nos quais Deus humilhou os deuses falsos do Egito, ele teria perdido a abertura do mar vermelho, ele teria perdido 40 dias na montanha diante de Deus. Se você não se sente confortável hoje para obedecer o chamado de Deus, pare e pense nas maravilhas que você desfrutará ao lado de Deus.

Cada um de nós temos uma história diferente, mas se você foi chamado, algo dentro de você deve estar falando: ai de mim se não pregar o evangelho. Pois independente das situações que você está passando. No mesmo lugar que você está fracassando hoje, você terá sucesso amanhã. Então, não dê desculpas viva o ministério que o Senhor colocou em suas mãos.