TEOLOGIA

PARA O DIA-A-DIA

12 de dezembro de 2014

17:00
Pensando em ‘sã doutrina’, fiz a seguinte pergunta para oito pastores (dos quais apenas três responderam): ‘O que você entende por defender a sã doutrina e como você realiza essa tarefa?’. Creio que as respostas destes homens de Deus (cujos nomes não irei identificar por não ter pedido autorização para isso) ajudaram a entender como nós podemos cumprir esta tarefa que também é nossa, vejamos:

C. S. M. - Defender a sã doutrina é ter uma ética e um discurso pautado numa interpretação histórico-gramatical, léxico-sintática e teológica das Escrituras. Busco fazer isso em primeiro lugar com minha vida e depois através do meu ensino. Procuro ensinar sempre. Numa conversa, num bate-papo, me divertindo com o pessoal da igreja. Todas as situações da vida são oportunidades de ensino.

D. A. - Defender a sã doutrina creio que envolve dedicação pessoal no estudo da Palavra, uma clareza na transmissão dela ao ponto que os irmãos entendam as verdades e cresçam em maturidade nas Escrituras; e também uma forte exposição bíblica no dia a dia da igreja.

J. M. F. - Entendo como sã a doutrina, aquela doutrina que não é contaminada por nenhum “vírus”. E acho que o maior dos vírus somos nós mesmos. Portanto a tarefa é muito difícil. Precisamos estudá-las e entender o que Deus quer que entendamos, e como fazemos isso? SOMENTE com a ação do Espírito de Deus no estudo da Palavra. O que faço como pastor é sempre exaltar a autoridade, inerrância, infalibilidade e tantas outras características da Bíblia. Incentivo e até mesmo jogo sobre os crentes a responsabilidade da fé individual naquilo que se aprende. Cada um é responsável pelo que acredita e colherá as consequências disso, tanto em vida como na morte.

Percebeu algo em comum nas três respostas? Para todos os pastores, a defesa da sã doutrina envolve o estudo pessoal e dedicado das Escrituras na dependência de Deus e de Seu Santo Espírito, bem como o cuidado para não introduzir meus pensamentos e ideias à Palavra de Deus.

Como podemos proteger a sã Doutrina cumprindo a tarefa de sermos coluna e baluarte da verdade (1Tm 3.15)? Cremos que é através do estudo profundo, sério e pessoal das Escrituras, ou,nas palavras do apóstolo Paulo (1Tm 4.13):

“Até a minha chegada, dedique-se à
leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino”.

por Paolo Freitas