Uma fé implicante

Uma fé implicante
17 de outubro de 2014

21:00

“...casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3.15).
Olhando para as epístolas pastorais vemos que uma das funções da igreja de Cristo é proteger a sã doutrina. Porém, este é um assunto que não vemos entre as prateleiras dos livros evangélicos modernos, nem em congressos cristãos por aí.

O que vemos é um crescente número de livros falando sobre como ser um líder ou uma igreja eficaz, um líder ou um cristão com propósitos, os caminhos para a satisfação da vida em Deus, etc. Mas nada (pelo menos eu nunca vi) sobre a importância do cristão ser um defensor da sã doutrina. 

Para alcançar as multidões, pregadores têm negligenciado muitas coisas na apresentação do evangelho (tais como a questão do pecado, o inferno, e até mesmo a salvação apenas em Cristo) a fim de atrair cada vez mais pessoas para as igrejas. Pensando neste fato, e observando o evangelho das massas percebo que tais mudanças na pregação têm negligenciado a sã doutrina!


Além disso, esses mesmos pregadores têm doutrinado a massa dos crentes brasileiros com seus programas televisivos. Não estamos dizendo com isso que tais pregadores são hereges, mas, será que a doutrina que eles têm ensinado é a sã doutrina? Será que os pastores estão deixando suas ovelhas serem doutrinadas por uma falsa doutrina? Será que os cristãos estão atentos à defender a sã doutrina mesmo em meio a vida que os cerca. 

Creio que não podemos nos esquecer desta doutrina tão importante. Pois a igreja de Cristo também é responsável pela defesa da verdade, a sã doutrina (1Timóteo 3.5, 15). E justamente por nunca ter ouvido nada de forma sistematizada sobre a sã doutrina bem como sua defesa, decidi escrever este ensaio. Para tanto, responderemos perguntas que nos ajudarão a entender melhor este assunto.

Nas próximas postagens veremos O que é Sã Doutrina e Como proteger a sã doutrina.

Espero que você se empenhe em estudar comigo as Escrituras, para que como cristãos, possamos estar preparados para cumprir esta tarefa tão importante para a manutenção da saúde da igreja e do povo de Cristo.
______________________________________


Paolo Freitas
Paolo é casado com a Amanda Freitas e tem duas filhas, a Nina e a Lana. Formado em Pastoral e Educação Cristã pelo Palavra da Vida e pelo Seminário Teológico Batista em São Paulo, cursando História da Teologia e fazendo Mestrado em Teologia.
paolofreitas@implicacoes.com

Comente com o Facebook: