TEOLOGIA

PARA O DIA-A-DIA

29 de julho de 2013

11:17
Igreja é causa ou consequência?
Se a igreja do Novo Testamento olhasse para a igreja hoje, talvez não conseguiria identificar o que entendemos por igreja.
 Em Lucas 22 os discípulos não compreendiam o que estava por acontecer e apesar de ser a última páscoa, onde Jesus ia celebrar a ceia e lavar os seus pés. Eles, entretanto, estavam tentando descobrir quem entre eles era o cara, e é logico um deles falou: "Esse cara sou eu." Jesus os interrompeu dizendo que essa era uma atitude natural mundo. Falou que para os seus discípulos a dinâmica devia ser diferente.

– Vocês estão sentados na mesa porque eu vim para servir, agora é a vez de vocês. Levantem-se outros sentarão à mesa, sirva-os!

A maior das revoluções que o mundo já viu começou naquele dia. Entretanto quando Jesus define a missão em Mateus 28.18-20 ela parece impossível: “alcançar todo o mundo”.

Seu ministério deve se desenvolver a partir do movimento iniciado por Cristo:
·         O movimento prioriza pessoas - “Façam discípulos”
·         O movimento deve ser direcionado pelo E.S - “Vocês receberão poder”
·         O movimento de Jesus é um movimento popular - “Pessoas alcançando pessoas”

Era pastor na IECA na década de 90. Eu discipulava um grupo pequeno de homens e entre eles tinha o Zé, zelador da nossa igreja, baiano, sem muito estudo, quando sai de lá ele tinha evangelizado e estava discipulando duas pessoas. 3 anos depois eu voltei para o seu enterro, e encontrei uma comunidade liderada por ele com 80 membros.

Deus quer te usar. Nós lutamos contra as trevas, mas nunca esqueçam: Há autoridade e poder quando nós agimos para fazer a vontade de Cristo! Quando nós entramos na missão de fazer discípulos, nós entramos com a mesma autoridade de Jesus: Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum. Atos 28.31    

Onde os apóstolos chegaram? É o que Deus faz com iletrados, cobradores de impostos e pescadores. A missão parece impossível, mas não, ela não é impossível.

A igreja é causa ou consequência? Não sei, mas sei que a Palavra me fala que no reino de Deus haverá pessoas de todas as nacionalidades alcançadas por pessoas.

Pregação do Pastor Victor Michel dia 27 de julho, na Primeira Conferência Missionária do Palavra da Vida Nordeste Sertão.